skip to Main Content

Urticária e Angioedema

 

S2010026Chama-se de Urticária um grande espectro de doenças, todas caracterizadas pelo aparecimento brusco e intermitente de lesões na pele tipo manchas avermelhadas, por vezes elevadas (com edema), localizadas em múltiplas áreas; por vezes também, acompanhadas de inchaços das mãos, pés, rosto e/ou faringe ou laringe, que chamamos de S2010023Angioedema, o que pode-se transformar numa urgência médica pelo risco de oclusão das vias aéreas superiores e consequente afogamento.

Algumas urticárias são associadas com alergias, geralmente alimentares, outras podem estar associadas com doenças auto-imunes ou até neoplasias, mas, a grande maioria delas está associada com alterações no Sistema Imunológico provocadas por medicamentos comumente usados para dor ou febre, como DipironaAspirinas e Anti-inflamatórios Não Esteroides. Quando assim provocadas, as erupções são “disparadas” pelo que chamamos de “fatores gatilho”, como aditivos de alimentos e outros medicamentos ou estresse físico ou emocional. Estes “fatores gatilho” podem, então, disparar as erupções sem ser a causa básica do problema.
S2010048O Dermografismo ou Dermatografismo não é doença, ainda que muitos lo definam como tal, é mais um sinal de Urticária que vai embora junto com ela quando tratada eficientemente. Embora a industria farmacêutica insista em difundir entre médicos e pacientes como que toda urticária é idiopática (de causa desconhecida) e inexoravelmente crônica, a grande maioria dos casos não corresponde a esta definição.
A resolução de todo quadro de urticária exige um estudo pormenorizado do estado imunológico do paciente, o afastamento temporal dos “fatores gatilho” e quando possível a resolução da causa básica.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga

CRM 92607

Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!
Back To Top
Search