skip to Main Content

Os Testes Cutâneos são procedimentos realizados sobre a pele do paciente, eles podem ajudar seu médico para reproduzir alguma função ou alteração do seu Sistema Imunológico, como Alergias, Imunodeficiencias ou Doenças Autoimunes.

São procedimentos relativamente simples, seguros, indoloros e insubstituíveis na prática de Alergia e Imunologia ambulatorial.

Médicos Especialistas em Alergia e Imunologia utilizam diferentes tipos de Testes Cutâneos, o mais comuns são os chamados Testes Cutâneos Alérgicos (ou Testes de Leitura Imediata, Testes de puntura, Prick Tests), estes são os métodos mais confiáveis para o diagnostico de alergias respiratórias, alergias a veneno de inseto e alergias alimentares; porém, podem ser necessários outros como os Testes de Contato (ou Patch Tests), para substancias suspeitas de provocar Alergias de Contato, elas são testadas em grupos chamados de “Baterias” (Bateria Padrão, Bateria Cosméticos, Bateria Atopia, Bateria Regional, etc.); além das chamadas Provas Imuno-Alérgicas (ou Testes de Imunidade Tardía), de grande valor diagnóstico na avaliação de pacientes com suspeita de imunodeficiencias ou quadros de infecções de repetição.

Quem precisa realizar Testes Cutâneos? Seu médico pode recomendar a realização de Testes Cutâneos se você tiver sintomas que parecem ser causados por uma Alergia, Imunodeficiência ou Doença Auto-imune.

Em que idade podem ser realizados? Existe a falsa crença que Testes Cutâneos não podem ser realizados em crianças menores de tres anos de idade, isso não é certo. Testes Cutâneos podem ser realizados em pacientes de qualquer idade, ainda em crianças com um mês de idade, embora sempre devem ser realizados quando exista a suspeita justificada. Lembrando que o diagnóstico temprano de qualquer doença imunológica geralmente melhora o prognóstico e pode evitar danos permanentes no paciente.

Existe a falsa crença que Testes Cutâneos não podem ser realizados em crianças menores de três anos de idade.

Testes Cutâneos: O diagnóstico temprano de qualquer doença imunológica geralmente melhora o pronóstico e pode evitar danos permanentes no paciente.

Testes Cutâneos Alergológicos
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para componentes da poeira / ácaros e baratas.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para fungos.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para pólens.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para Epitelios de animais (mamíferos).
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para alimentos: Derivados de Leite e Ovo.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para alimentos: Grãos e sementes.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para alimentos: Proteínas de peixe e frutos do mar.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para alimentos: Frutas e vegetais.
Testes Cutâneo-alérgicos (de leitura imediata) para Látex.
Testes de contato Bateria Padrão.
Testes de contato Bateria Cosméticos.
Testes de contato Bateria Regional.
Testes de contato Bateria Internacional.
Testes de contato Bateria Atopia.
Testes Imunológicos
Provas Imuno-alérgicas (Teste de Imunidade Tardia) para Bactérias.
Provas Imuno-alérgicas (Teste de Imunidade Tardia) para Fungos.
Back To Top
Search