skip to Main Content

O que são os Testes Cutâneos? Entenda sua importância!

Os Testes Cutâneos são os procedimentos que são realizados sobre a pele do paciente.

Eles podem ajudar o seu médico a reproduzir alguma função. Bem como uma alteração do seu Sistema Imune. Como as Alergias. E as Imunodeficiências ou as Doenças Autoimunes. São exames até que simples. Bem como são seguros. Além de ser indolor. Eles são insubstituíveis na prática de Alergia e de Imunologia.

Leia até o fim e saiba mais!

Para que servem os Testes Cutâneos?

testes cutâneos

Os Médicos que são Especialistas em Alergia e em Imunologia usam mais de um tipo desse teste. Os mais comuns são os Testes Cutâneos Alérgicos. Ou os Testes de Leitura Imediata. Bem como os Testes de puntura e os Prick Tests. Esses são os métodos mais confiáveis para o diagnóstico de alergias que são respiratórias. Bem como as alergias a venenos de insetos. Além das alergias que são alimentares.

No entanto, podem ser precisos outros testes. Um exemplo são os Testes de Contato. Ou Patch Tests. Isso para as substâncias que são suspeitas de provocar as Alergias de Contato. E são testadas em grupos chamados de “Baterias”. A Bateria Padrão, a Bateria Cosméticos. Além da Bateria Atopia. E por fim, a Bateria Regional e etc..

Além desses, temos as chamadas Provas Imuno-Alérgicas (ou Testes de Imunidade Tardia). Que são de grande valor diagnóstico na avaliação de pessoas. Que estão com a suspeita de imunodeficiências ou de quadros de infecções de repetição.

Quem precisa realizar esses testes?

testes cutâneos

A princípio, se você tiver sintomas que parecem com uma Alergia. Bem como uma Imunodeficiência ou uma Doença Autoimune. Seu médico pode recomendar a realização desse tipo de teste.

Por fim, existe a falsa crença que os Testes de Leitura Imediata não são feitos em crianças menores de 3 anos de idade. No entanto, isso não é o certo. Eles são feitos em pacientes de qualquer idade. Inclusive em crianças com um mês de idade. Embora sempre devam ser realizados quando exista uma suspeita que seja justificada.

Em conclusão, se deve lembrar que o diagnóstico cedo de qualquer doença imunológica. Geralmente melhora o prognóstico. E pode evitar os danos permanentes na pessoa.

Enfim, você achou que o artigo foi útil? E quer saber mais sobre os testes e os tratamentos para as doenças? Veja então o nosso vídeo sobre a Terapia com Imunoglobulina.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.
CREMESP 92607. RQE21798
Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!
Back To Top
Search