skip to Main Content

O corpo lutando contra si mesmo: O que são doenças autoimunes?

Doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico não funciona normalmente e ao invés de proteger  ele acaba causando problemas.

Doenças Autoimunes

A princípio o sistema imune de uma pessoa produz anticorpos quando se tem uma infecção, uma toxina ou ainda quando surge um câncer. Os anticorpos então atacam os germes que causam a infecção, a toxina ou a célula cancerígena.

Mas quando o sistema imunitário de uma pessoa não está funcionando normalmente, ele pode produzir anticorpos que atacam o próprio organismo. Em suma, isso é uma doença autoimune. Continue lendo para saber mais sobre o surgimento, e exemplos, de autoimunes.

Como surgem as autoimunes

Placa de Psoríase

Descamação da Psoríase.

Primeiramente, entenda que doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico, ou algum elemento dele, reage contra, algum ou alguns dos componentes do próprio organismo. No caso, os anticorpos que atacam o próprio organismo são chamados de autoanticorpos. Os autoanticorpos podem danificar diferentes partes do corpo, incluindo articulações, o sangue, pele, rins, pulmões e o sistema nervoso central ou periférico.

Os sinais e sintomas podem variar entre uma doença e outra, entre um indivíduo e outro com a mesma doença e da mesma forma em um único indivíduo através do tempo.

Exemplos de doenças autoimunes

Psoríase, Artrite Reumatoide, Esclerose Múltipla, Lúpus Eritematoso, Tiroiditis de Hashimoto, Púrpura Trombocitopênica Autoimune (PTI) e a Síndrome Anfifosfolípide, são exemplos de doenças autoimunes.

Radiografia de mão com Artrite

Artrite Reumatoide.

 

Se consideramos uma doença autoimune como a resultante de um sistema imunológico agindo de forma errada, então é fácil entender que o tratamento de toda doença autoimune deve incluir a pesquisa, quantitativa e qualitativa, dos elementos do sistema imunológico do individuo na procura do que está errado.

Quanto mais precoce na vida aparecer à doença autoimune, maior a probabilidade de estar associada com algum erro inato do sistema imune também chamado de imunodeficiência primária.

Em conclusão, a simples estratégia de suprimir a atividade do sistema imunológico ante qualquer doença autoimune significa em muitos casos trocar uma doença por outra, com frequência levando a complicações maiores.

Achou o artigo útil? Quer saber mais sobre o sistema imune? Leia nossa matéria sobre Imunodeficiência Comum Variável ICV ou Hipogamaglobulinemia.

Dr Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.

CRM SP-92607 –

RQE 21798

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search