skip to Main Content

O que é Alergia? Entenda os sintomas e tratamentos

Quem sofre com isso sempre busca entender mais sobre a alergia. E isso porque os sintomas não costumam ser agradáveis e, por vezes, os tratamentos parecem não funcionar.

Alergia

Saiba que a alergia é uma doença causada por uma alteração do sistema de defesa do nosso organismo. E ela aparece quando os nossos anticorpos reagem muito. Isso ao entrar em contato com as substâncias que em geral são inocentes. Alguns dos exemplos são os ácaros da poeira doméstica. Bem como os polens, as proteínas de alimento e etc..

Ainda assim, é preciso saber que existe uma predisposição. Pela qual os pais que são alérgicos têm com frequência filhos que também são alérgicos. Por isso, se diz que as alergias são hereditárias.

Leia até o final e entenda mais!

Quais são os sintomas e os tratamentos para a alergia?

imunoterapia para alergia

As doenças como a Rinite, a Rinosinusite, a Conjuntivite. E a Bronquite, a Dermatite, o Angioedema e a urticária. Bem como a Esofagite (que é a inflamação do esófago), a Gastrite. E por fim a Gastroenterites todas podem ser induzidas por alergias. Além disso, elas podem provocar, às vezes,  quadros tão graves como o Choque e a Parada Cardiorrespiratória.

As Doenças Alérgicas também provocam diretamente ou não até 40% das consultas nos Prontos Socorros. Bem como, até 30% das internações em hospitais e até 10% das mortes. Afetando, assim, a população em geral.

tratamentos para alergia

A princípio, o tratamento das alergias tem sua base na identificação do fator ou dos fatores desencadeantes das crises. Para tanto, são realizados exames e testes. Sendo os  Testes Cutâneos Alérgicos Específicos os que oferecem a maior informação. Por tal motivo, esses são os testes padrões na pesquisa de um quadro alérgico.

Em síntese, os cuidados para o tratamento das alergias incluem medidas de controle do ambiente. Além de medicação para o controle dos sintomas. Nos casos em que se precisa, a  Imunoterapia Específica tem demonstrado melhora nos sintomas. Assim como na evolução natural da doença. Esse é o tratamento com as vacinas de alergênicos.

Achou o artigo útil? Quer saber mais sobre isso? Então veja o nosso vídeo sobre o assunto e entenda melhor a doença.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.

Especialista em Alergia e Imunologia.

CRM/SP 92607.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!
This Post Has 2 Comments

Comments are closed.

Back To Top
Search