skip to Main Content

Novas orientações COVID-19

O SARS-Covid-2 é um vírus transmissível socialmente, significa que como qualquer outro vírus respiratório pode se espalhar de pessoa a pessoa, ele pode representar um risco maior para pacientes com Imunodeficiências Primárias/Erros Inatos da Imunidade e/ou pacientes imunossuprimidos. Esse risco pode ser agravado dependendo do seu tipo de imunodeficiência e o tratamento seguido.

Risco de infecção:

Acredita-se, de forma geral, que pacientes com imunodeficiências sem tratamento ou imunossuprimidos possam apresentar maior risco de contrair a  infecção viral provocada pelo SARS-Covid-2 e até apresentar um quadro clínico mais grave (Covid-19). Por isso, pessoas com suspeita ou diagnóstico de imunodeficiência devem ter cuidados preventivos adicionais.  Ainda, a susceptibilidade para a infecção provocada pelo vírus do SARS-Covid-2 varia grandemente de um caso para o outro, dependendo do tipo de Imunodeficiência e situação do tratamento.

Conduta com populações especiais / Risco de doença grave:

Devem receber atenção especial pacientes portadores de Imunodeficiências Primárias / Erros Inatos da Imunidade e com problemas respiratórios significativos (asma grave, bronquiectasias, atelectasias, fibrose pulmonar, etc.) e/ou cardíacas; os que receberam transplantes de órgãos sólidos, aqueles que receberam recentemente transplante de células tronco hematopoiéticas ou terapia gênica, aqueles em tratamento contra câncer, assim como, pacientes em uso de medicamentos imunossupressores ou imunomoduladores para complicações autoimunes ou inflamatórias de suas imunodeficiências. Eles devem manter seu tratamento em curso orientado pelo seu médico imunologista clínico. Tenha em mente que medicamentos imunossupressores (especialmente corticoide) podem mitigar sinais de infecção (febre ou outros sintomas), além de prejudicar a resposta à infecção.

Vacinação:

tratamento asma severaAtualmente, não há vacina disponível contra a SARS-Covid-2 e a atualização da imunização contra influenza (Gripe) quando aplicável para prevenir a influenza sazonal (Gripe) deve ser discutida com o seu médico Imunologista Clínico. Evite filas e comparecer a algum hospital.

Tenha em mente que é mais importante manter o tratamento regular para sua imunodeficiência seja com Imunoglobulina Humana, Antibiótico profilaxia, etc. como indicado pelo seu medico Imunologista Clínico.

Terapia de Reposição/Pulsoterapia com Imunoglobulina

Produtos derivados do plasma, tal como Imunoglobulina Humana (intravenosavenosa ou subcutânea) são seguros e protegem o paciente de muitas outras infecções. Não há risco de transmissão do Sars-COVID-2 nesses produtos.

Pacientes portadores de Imunodeficiência Primária / Erro Inato do Sistema Imune com indicação de tratamento de Terapia com Imunoglobulina, que estejam em atraso de receber seu tratamento, devem entender que é de extrema importância reiniciar ou colocar em dia suas doses assim que possível, como o melhor mecanismo para se proteger da atual situação. 

Imunoglobulina protege contra Coronavirus?

Entende-se que não existindo uma ferramenta específica de imunização, a melhor proteção é manter o seu sistema imunológico o mais eficiente possível. 

De outro lado, não há evidências, até o momento, de que doses mais frequentes de imunoglobulina promovam maior proteção. Apesar da Terapia com imunoglobulina fornecer proteção contra uma série de infecções, não há garantias de ela conter anticorpos específicos contra coronavírus. 

Mudanças do estado clínico:

Recomenda-se o contato com seu médico imunologista clínico em caso de alteração inexplicável de seu estado clínico. Enfatizamos que seu médico imunologista clínico saberá o que é mais recomendado para seu caso específico. 

Nos da Clínica de Alergia e Imunologia-Dr Javier Carbajal há muito tempo temos estabelecido um canal de comunicação entre pacientes e a equipe clínica via WhatsApp +5511983400441.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga.

CREMESP 92607. RQE21798

Especialista em Alergia e Imunologia.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search