skip to Main Content

As Alergias são doenças resultantes de uma alteração do Sistema Imunológico. Elas aparecem quando algum componente do nosso sistema imunológico reage de forma exagerada ao contato com substancias normalmente inocentes (Ex.: ácaros da poeira doméstica, pólens, algum alimento, etc). A maioria das alergias são mediadas por um tipo de anticorpo conhecido como Imunoglobulina E, ou simplesmente IgE.

A experiência clínica sugere fortemente uma predisposição genética, porém, as crises são provocadas por um fator externo determinado ao qual o indivíduo é exposto com alguma frequência. Então, não são “coisas novas” que desencadeiam a crise alérgica. É necessário várias exposições prévias ao fator desencadeante das crises, até fazer um nível alto de anticorpos contra tal fator, para então reagir num próximo contato.

Costumo comparar a crise alérgica com a imagem de “um elefante nervoso dentro de uma vidraçaria”, onde “o elefante” é o próprio sistema imunológico do paciente “a vidraçaria” é o órgão ou sistema afetado e “o ratinho que assustou o elefante” é o fator externo que desencadeia a crise.

As doenças alérgicas provocam direta ou indiretamente até 40% das consultas nos Pronto Socorro, até 30% das internações hospitalares e até 10% dos óbitos. Afetando à população em geral, independente de idade ou sexo.

As crises alérgicas produzem com frequência quadros respiratórios como Rinites, Sinusites, Otites, Conjuntivites e Bronquites, ou uma combinação delas. Ainda podem produzir quadros cutâneos como urticárias, dermatites; além de outros, como inchaços do rosto, mãos, pés, e até de órgãos internos como laringe ou intestinos.

O tratamento das doenças alérgicas na figura do elefante:

  • “Botar ordem na vidraçaria”, para isso que serve a medicação;
  • “Afastar o elefante do ratinho”, aplicando o controle ambiental; além de,
  • “Domesticar o elefante”, com Imunoterapia.

Vale dizer então que a Imunoterapia é o único tratamento capaz de corrigir o problema, levando à diminuição progressiva das crises e dos medicamentos.

Dr Javier Ricardo Carbajal Lizárraga. CRM SP-92607 – RQE 21798

Alergia Alimentar
Alergia a Picada de Insetos
Angioedema
Asma
Conjuntivites Alérgicas
Dermatite de Contato
Dr. Javier Carbajal
Reações Adversas a Fármacos
Rinite e Sinusites
Urticárias
Back To Top
Search