skip to Main Content

Alergia na pele: O que você precisa saber?

urticaria 2No verão é óbvio o aumento do número de pacientes que chegam ao consultório com  “Alergia na Pele”. Mas quando se trata da pele se deve lembrar que “todas as Alergias coçam, mas nem tudo o que coça é Alergia”.

Para saber mais leia o artigo até o final!

Como saber se é mesmo alergia na pele?

“Alergia na pele” pode ser a queixa principal de pacientes com Urticária. Assim como, com Dermatite de Contato. Bem como Dermatite Atópica, Alergia Alimentar. Fora os com Alergia à Picada de Inseto.

Além de Reação Intensa à picada de Inseto. E ainda os com Micose de pele (fungos). Bem como Sarna. E até mesmo algumas Doenças Infecciosas Sistêmicas que cursam com erupção cutânea. Como Eruptivas Virais. E a Dengue. Além de Febre Zika. Bem como Febre Chikungunya.

A princípio, a maioria das pessoas sofrem, em algum ponto da vida, lesões que coçam. Essas lesões são comuns, variadas e com diferentes nomes.

Em suma, quando uma substância em geral inocente é a causa de uma resposta do sistema imunológico. Bem como inflamação sobre a pele, pode-se falar de uma Alergia na Pele.

Porém, existem vários tipos de Doenças Alérgicas da Pele. O Especialista em Alergia e Imunologia precisa ter uma sólida formação. Além de experiência para descobrir por que o paciente está sofrendo. Assim como para pensar em um tratamento que vai ajudar a resolver o problema.

Urticária é um processo alérgico?

urticária e alergia na pele A Urticária é uma das causas mais comuns das erupções pruriginosas (que causam coceira). Cerca de 20% das pessoas mostram pelo menos um episódio disso na vida.

Urticária são lesões na pele. Elas são muitas, avermelhadas, edemaciadas e coçam muito. Elas podem ter relevo e tamanhos variados.

Em alguns casos, as manchas vermelhas podem se ligar e formar grandes placas.

Quando pressionada com o dedo, a lesão da urticária tende a sumir por um curto período de tempo. Voltando a assumir a cor vermelha assim que retirar o dedo. Surgem em qualquer lugar do corpo de maneira inconstante. E seu tamanho pode variar.

A maioria das Urticárias são agudas e desaparecem em algumas horas. Assim como dias. Ou mesmo semanas. Mas alguns sofrem de Urticária Crônica. Com lesões que surgem e somem ao longo de meses ou anos.

Apesar de ser frequentemente tratada como um processo alérgico. Na verdade a Urticária geralmente é causada por reações não alérgicas.

Algumas causas não alérgicas da Urticária são: Remédios. Elementos de alimentos assim como de bebidas. Bem como infecções virais ou bacterianas. Juntamente com parasitas. Além de exposição ao calor ou frio. E até mesmo estresse físico. Além do emocional. Ainda mais, algumas Doenças Autoimunes têm Urticária como mais um sintoma.

Alergia na Pele: Que outras condições afetam a pele?

Angioedema e alergia na pele

A urticária se liga com lesões na pele. Já o Angioedema é um edema. Ele afeta as camadas mais profundas da pele ou mucosas.

Em geral isso ocorre sem vermelhidão. Bem como sem coceira. E isso em geral afeta as pálpebras. Assim como os lábios. Da mesma forma língua, mãos, bem como os pés.

Angioedema costuma vir com urticária. Mas pode ocorrer isoladamente.

Dermatite é a inflamação na pele que pode evoluir com dor ou coceira. Em geral, não há mais dor do que coceira. Em suma, dois dos tipos mais comuns são a Dermatite Atôpica. E o outro é a Dermatite de Contato.

dermatite atópica e alergia na peleDermatite Atópica ou Eczema Atópico, muitas vezes é chamada apenas de Eczema. E essa é uma condição crônica da pele.

Essa condição, em geral, começa na primeira infância. E isso costuma ser ligado com Alergias de Alimentos. Assim como Asma. Bem como com Rinite Alérgica.

A primeira vista, as lesões costumam começar como brotoejas. Que viram vesículas. Que evoluem para lesões grosas. Assim como descamativas. Essas lesões podem fissurar. E logo infeccionar. Assim, virando então secretantes. A evolução das lesões costuma ocorrer quando se coça o local.

Em síntese, as lesões podem piorar durante as crises alérgicas. Porém, deve se ter claro que o processo todo é determinado por alterações. Que são próprias da fisiologia da pele. Ainda que agravado pela reação imunológica. O tratamento deve incluir o controle dos fatores de causa. Assim como os fatores de agravamento.

O que é Dermatite de Contato Alérgica?

alergia na pele causada por maquiagem

Quando certas substâncias entram em contato com a pele podem causar uma lesão nessa área da pele. Isso é a Dermatite de Contato. Ao olho nu as lesões não se diferem do Eczema Atópico.

A dois tipos de Dermatite de Contato. São elas a Alérgica. E a Irritativa. Sendo a Irritativa muito mais comum que a Alérgica.

Dermatite de Contato Irritativa ocorre quando uma substância que é naturalmente prejudicial encosta sob a pele. A reação será mais grave quanto mais demorado o contato da substância com a pele. Ou quanto mais forte é a substância.

Se pode ter contato com essas substâncias no trabalho ou com hobbys.

A Dermatite de Contato Alérgica é causada pelo sistema imunológico. Quando ele reage contra alguma substancia que encosta sobre a pele. Estando essa última com os mecanismos naturais de barreira alterados. O que permitiu a absorção da substância pela pele. Assim como o contato dela com o sistema imunológico. Em seguida de uma implementação de uma resposta que agride o local por onde penetrou a substância.

Dermatite de Contato

Na Dermatite de Contato Alérgica as reações podem ocorrer de 24h a 48 horas após o contato.

Uma vez começada, uma reação pode levar de 14 a 28 dias para sumir. Isso mesmo com tratamento. Ou ainda meses quando não corrigidos os fatores que predispõe o problema.

Em suma, algumas coisas quando aplicadas sobre a pele podem causar a Dermatite Alérgica. Ou mesmo a Irritativa de Contato.

São elas o Níquel. Que é um componente de bijuterias e cosméticos. Bem como o Parabenos. Um conservante de perfumes e produtos de higiene pessoal.

Assim como Carbamatos e Látex. Que compõe a borracha. Além de Corantes. O mesmo vale para Neomicina. Um dos ingredientes de cremes antibióticos e cosméticos. Bem como, bloqueadores solares. Assim como repelentes.

O que é a Alergia na pele por Picada de Inseto?

Picada de mosquito

Em síntese, a verdadeira Alergia à Picada de Inseto se diferencia da Reação Intensa à Picada de inseto.

Apesar de ambas poderem evoluir com muita coceira. Bem como inchaço no local da coceira. A alergia à Picada de Inseto é a reação exagerada do Sistema Imunológico ao veneno de insetos. Como o veneno de Formiga, Abelha ou Vespa.

Isso pode evoluir com lesões a distancia. Ou então generalizadas. Como Urticária e ou Angioedema. Assim como Edema de laringe. Bem como faringe que cause obstrução das vias aéreas. Ou até mesmo Parada Cardiorrespiratória.

A princípio, a Reação Intensa à Picada de Inseto são lesões vesiculares. Bem como edemaciadas. Que por vezes são infeccionadas. Com cicatrização difícil e lenta. Tudo no local de picadas de insetos nem sempre venenosos. Como os pernilongos e etc.. Em conclusão, elas costumam se associar com alterações da barreira cutânea e não com mecanismos imunológicos.

O artigo foi útil? Quer saber mais sobre alergias? Veja nosso vídeo sobre o assunto.

Dr. Javier Ricardo Carbajal Lizárraga
CRM/SP 92607
Especialista em Alergia e Imunologia

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!
Back To Top
Search